sábado, 15 de novembro de 2014

Jogo da memória sonoro

Olá pessoal, quanto tempo!! Eu demoro mas não paro de postar! hahahha
A ideia de hoje já é bem conhecida, um jogo da memória de sons, mas o que eu achei legal foi a dica da bexiga, que tirei do site: Musiped
Se você nunca fez esse jogo, vem aprender!

Jogo da Memória Sonoro

Você vai precisar de:
- Garrafinhas de yogurt pequenas
- Bexigas (número 10) pra não rasgar
- Arroz, feijão, açúcar e tudo o que você quiser colocar dentro para ter diferentes sons. Lembre-se que é um jogo da memória, por isso, faça pares de sons iguais.



Montando:
Coloque o que você quiser dentro das garrafinhas e faça os pares de sons iguais. Lembre-se de colocar sempre a mesma quantidade para não ter diferença no som.
"Vista"a bexiga na garrafinha e pronto, seu jogo está pronto.

Este foi o meu, usei: arroz, feijão, açúcar, aveia e cartão de crédito cortado em quadradinhos iguais. 



O brincar:
Na minha aula, como as turmas são grandes, eu combinei com eles que quando alguém acertasse o par, não pegaria o chocalho. Marquei os pontos dos acertos e embaralhei o jogo em cada acerto pra ficar mais difícil. O ideal é ter bastante chocalho.
Ainda não terminei, preciso de mais ideias  do que colocar dentro das garrafinhas, vocês sabem? Podem me ajudar? Se puder, deixe seu comentário que eu agradeço! :)

Ah, lembrando que esse jogo é indicado para crianças de 4 anos pra cima, pois é preciso muita atenção e já conhecer um jogo da memória.


Espero que gostem e construam os seus!
Beijos, Alícia. 

8 comentários:

  1. Fiz 15 pares usando tubetes. Aí vai mais alguns: água. Areia. Guizos. Ostras borracha picada , VAZIO(silêncio) , miçangas variadas uma bola, vários tamanhos funcionam be

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adriana! Ah, que legal!! Adorei as ideias, vou fazer mais!! Muito obrigada! Beijão!!

      Excluir
  2. Grãos de canjica, lacre de lata, tampinhas de pet, uma garrafinha vazia ( silêncio ), macarrão, prego, parafuso. ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! A vazia eu fiz depois! ehhehe Obrigada pelas dicas, vou fazer! ;) Beijão!

      Excluir
  3. Adorei esse jogo musical, pretendo aplicar com meus alunos. Sou musicista, mas me tira uma dúvida. Como comprovar que está certo, quando eles acertam? Bom, os alunos tem que acreditar na nossa palavra, é isso mesmo?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Liliane!! Isso mesmo, eles devem acreditar. ahahaha Mas irão perceber que o som é realmente o que você está dizendo, pois o ouvido não mente. ;) Boa sorte com seus alunos! Beijos e obrigada por acompanhar o blog!

      Excluir
  4. Milho de pipoca, lentilha, trigo, bolinhas de gude, também funciona... adorei a ideia do silÊNCIO COLETADA AQUI nos comentários! bju parabéns!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo comentário e volte sempre.
Beijos! :)